Reunião Solene: iniciativa de Martinho Lutero é reverenciada pela Assembleia

Votação de indicação sobre base nacional curricular é novamente adiada
07/11/2017

Reunião Solene: iniciativa de Martinho Lutero é reverenciada pela Assembleia

Após discursos de parlamentares no Plenário da Alepe sobre os 500 anos da Reforma Protestante, a iniciativa de Martinho Lutero que marcou a história da religião no mundo ocidental também foi comemorada em Reunião Solene. Na noite desta terça (31), por proposição do deputado Ricardo Costa (PMDB), deputados e evangélicos de várias denominações reverenciaram o fato no Auditório Senador Sérgio Guerra.

O deputado Pastor Cleiton Collins (PP), que presidiu a cerimônia, lembrou que a atitude de Lutero foi motivada, principalmente, por sua crítica à chamada “venda de indulgências”. “A Igreja prometia a remissão dos pecados e um lugar no paraíso para quem as adquirisse”, frisou o parlamentar, em discurso. “A Reforma Protestante foi um marco decisivo para o movimento evangélico em todo o mundo”, afirmou.

Ricardo Costa destacou que “o pensamento reformista de Lutero se espalhou com muita força e rapidez por toda a Europa, obrigando a Igreja Católica a responder às diversas críticas a sua conduta, por meio da Contrarreforma”. O deputado também elencou outras questões que resultaram da Reforma, como a erradicação do analfabetismo na Europa e a contribuição para a democracia no mundo.

O pastor Hercílio Alves, presidente da Ordem dos Pastores Batistas de Pernambuco, recebeu da Assembleia uma placa comemorativa aos 500 anos da Reforma Protestante. “A ação de Martinho Lutero trouxe unidade num momento em que o Cristianismo precisava de mudança. É uma alegria imensa ver a Assembleia Legislativa voltada para homenagear as instituições evangélicas, que são  essenciais à comunidade.”

Durante a solenidade, os deputados Cleiton Collins, Odacy Amorim (PT), Joel da Harpa (PODE), Ricardo Costa, André Ferreira (PSC) e Bispo Ossesio Silva (PRB) receberam medalhas alusivas à data.

Fonte

Alepe.pe.gov.br